Close

OKS Tribologia

tribologia

OKS – O seu parceiro profissional para lubrificantes especiais

Tribologia (do grego: ciência do atrito) é um ramo da engenharia mecânica praticado de forma interdisciplinar por construtores de máquinas, cientistas de materiais e físicos.

Tribologia ocupa-se da descrição científica da fricção, do desgaste e da lubrificação, bem como do desenvolvimento de tecnologias de otimização dos processos de fricção.

Distingue-se entre efeitos “tribomecânicos” e “triboquímicos”.

Primórdios da tribologia

TribologiaA descoberta e a formulação dos mecanismos da tribologia é atribuída a três cientistas: Um Russo, Nicolai Petrov (1836-1920) e dois Britânicos: Beauchamp Tower (1845-1904) e Osborne Reynolds (1842-1912).

Eles perceberam que o mecanismo do processo de lubrificação não era devido à interação mecânica de superfícies sólidas, mas sim devido ao filme de fluido que as separava. Este é o aspecto fundamental da lubrificação hidrodinâmica, e seus fundamentos teóricos e experimentais foram firmemente estabelecidos num curto período de tempo de três anos, entre 1883-1886. Todavia, a cristalização do conceito de lubrificação hidrodâmica começou por Nicolai Petrov, que trabalhava na área de atrito.

Ele postulou dois pontos importantes: primeiro, que a propriedade importante do fluido com relação ao atrito não era a densidade, mas sim a viscosidade e, segundo que a natureza do atrito num mancal hidrodinâmico não é o resultado da interação entre duas superfícies sólidas, mas do atrito viscoso do fluido entre as superfícies. Em outras palavras, ele propôs a natureza do atrito em mancais hidrodinâmicos.

Esta famosa serie de experimentos conduziu à descoberta da presença da pressão hidrodinâmica em filmes de fluidos em mancais, em 1883 e 1884.


Consulte outras opções de produtos OKS

  • Pastas – Lubrificantes especiais para fácil montagem e desmontagem
        
  • Óleos- Lubrificantes especiais com aditivos altamente eficientes para uma lubrificação de confiança  
      
  • Graxas – Lubrificantes especiais para lubrificação de longa duração em condições de serviço críticas   
      
  • Lubrificantes secos – Lubrificantes especiais – a alternativa para casos especiais de utilização  
       
  • Proteção contra a corrosão para uma conservação segura no caso de armazenamento e expedição  
      
  • Produtos de manutenção para manutenção permanente   
      
  • Produtos de limpeza para remover a fundo a sujidade e restos de lubrificante