Close

OKS Tipos de Óleos Lubrificantes

Óleos - OKS Spezialschmierstoffe GmbH Lubrificantes

OKS Spezialschmierstoffe GmbH Óleos
Óleos com aditivos altamente eficientes para uma lubrificação de confiança

Tipos de Óleos Lubrificantes

Os óleos lubrificantes dissipam eficientemente o calor nos pontos de lubrificação. Adicionalmente, apresentam um poder de fluência e molhagem muito bom. Por esta razão, com temperaturas ou velocidades elevadas é utilizada a lubrificação a óleo. Entre os exemplos de utilização típicos encontram-se as engrenagens, correntes, rolamentos de deslizamento, componentes hidráulicos e compressores.

Estrutura de óleos de alta eficiência

Óleos lubrificantes - Estrutura de alta eficiência

Para além da seleção criteriosa do óleo de base (tipo, viscosidade), também a aditivação desempenha um papel importante na formulação de um óleo de alta eficiência.

Os óleos lubrificantes modernos são concebidos de forma a que, no caso de perfuração da película do óleo, as substâncias ativas formem uma película de proteção, protegendo assim as superfícies contra o desgaste.  

Características de óleos de base

A escolha do óleo de base tem uma importância decisiva, uma vez que os óleos minerais, hidrocarbonetos sintéticos (polialfaolefinas = PAO), esteres, poliglicóis e óleos de silicone diferem consideravelmente nas suas propriedades físicas e comportamento químico.

Estrutura Aditivos

 Itensificadores EP, Proteção contra desgaste, Inibidores da oxidação, Melhoradores da fricção, Melhoradores do índice de viscosidade, Indicadores da aderência, Detergentes dispersantes, Lubrificantes sólidos, Indicadores da corrosão, Inibidores de espuma e Melhoradores do ponto de fluxão.

Estrutura Óleos de base

Óleos mineral e Óleo sintético