Close

OKS Tipos de Graxas Lubrificantes

Graxas - OKS Spezialschmierstoffe GmbH Lubrificantes

OKS Spezialschmierstoffe GmbH Graxas Lubrificantes
Graxas para lubrificação de longa duração em condições de serviço críticas

Tipos de Graxas Lubrificantes

As graxas lubrificantes são constituídas por um óleo de base ligado por um espessante (sabão). Desta forma o lubrificante é mantido no ponto de lubrificação, onde zela por uma proteção duradoura eficaz contra fricção e desgaste, vedando o ponto de lubrificação contra influências externas como a humidade e matérias estranhas. As graxas são utilizadas frequentemente em mancais de rolamento e de deslizamento, fusos, guarnições, vedações, guias e ainda correntes e engrenagens.  

Estrutura das graxas

Graxas Lubrificantes - Estrutura das graxasA principal diferença entra a estrutura das graxas e dos óleos é o espessante, que determina as características típicas de desempenho de uma graxa.

As graxas de lubrificação modernas estão formuladas de modo a que, no caso de solicitações críticas, as suas substâncias ativas criem uma película lubrificante de funcionamento de emergência, garantindo assim a segurança de funcionamento.

Características das graxas

Além da compatibilidade dos óleos de base, ao substituir as graxas, é necessário ter em atenção a miscibilidade dos espessantes.

Uma incompatibilidade produz uma influência negativa na eficiência da graxa  de lubrificação.  

Estrutura Aditivos

Intensificadores EP, Proteção contra o desgaste, Inibidores da oxidação, Melhoradores da fricção, Intensificadores da aderência, Detergentes dispersantes e Lubrificantes sólidos.

Estrutura Espessante

Sabões metálicos, Bentonite , Gel sílica e Poliureias

Estrutura Óleos de Base

Óleo mineral e Óleo sintético