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OKS Glossário Lubrificantes

OKS Spezialschmierstoffe GmbH

OKS – O seu parceiro profissional para lubrificantes especiais
Glossário

ABCDEFGHI –  KLMNOPRSTUV

[ A ]

Aditivo
Ingrediente adicionado a lubrificantes, produtos de proteção contra a corrosão e de manutenção para obter características específicas do produto


[ B ]

Banco de ensaios FZG
O banco de ensaios FZG permite testar óleos e massas, sobretudo relativamente à sua aptidão para serem utilizados como lubrificantes em engrenagens fechadas. O desgaste é determinado para cada nível de carga, sendo o resultado indicado como “índice de carga de danos”. O método de ensaio é descrito na norma DIN 51 354.


Biodegradável
Substância que pode ser decomposta por micro-organismos


[ C ]

CL
Segundo DIN 51517, Parte 1: Designação que indica que uma substância pode ser utilizada como óleo lubrificante
 
Segundo DIN 51517, Parte 2: Designação que indica que uma substância pode ser utilizada como óleo de circulação (= óleo C + aditivos anticorrosivos)


Classificação NSF
Os lubrificantes compostos conforme a lista positiva de componentes, reconhecida a nível mundial, da Food and Drug Administration (FDA) americana, são sujeitos a controlo pela National Sanitation Foundation e, posteriormente, divulgados com um número de registo NSF. A classificação H1 aplica-se a lubrificantes que podem ser utilizados quando não é tecnicamente possível excluir um contacto com alimentos. A classificação H2 aplica-se aos lubrificantes que podem ser utilizados quando o contacto com alimentos está tecnicamente excluído.


CLP
Segundo DIN 51517, Parte 3: Designação que indica que uma substância pode ser utilizada como óleo para engrenagens industriais (= óleo CL + aditivos EP)


Coeficiente de fricção µ
Coeficiente de fricção ou coeficiente de atrito


Comportamento de separação
A relação entre o binário de separação e o binário de aperto. Para as pastas para parafusos utilizadas a altas temperaturas, este valor é determinado mediante o aperto de parafusos M10 ou M12 (material A2 -70) com um binário de 40 Nm ou 70 Nm e respetiva sujeição a uma temperatura entre +200 °C e +650 °C durante 100 horas.


Consistência
No caso de massas de lubrificação, a consistência é o parâmetro que indica a resistência. Segundo a norma DIN 2137, ela é medida a partir da profundidade de penetração de um cone normalizado. A classificação conforme NLGI (DIN 51818) vai de muito mole (classe 000) a muito dura (classe 6). As massas de lubrificação standard correspondem geralmente à classe NLGI 2.


Corrosão
Reação de um metal ao ambiente onde se encontra, que altera as características e prejudica o funcionamento de um componente


Corrosão por fricção
É a corrosão que ocorre em superfícies em contacto devido a microfricção oscilante.
Aparecimento imediato de ferrugem em partículas de abrasão do aço.


[ D ]

Dificuldade de deslize (Stick Slip)
Ocorre quando o efeito antiaderente do lubrificante não é suficiente porque a fricção inicial é superior à fricção cinética.


DIN 51502
O objetivo desta norma é a identificação uniforme de lubrificantes standard através de um sistema de letras de código e de símbolos gráficos simples. A identificação diz respeito, entre outras coisas, ao tipo de lubrificante, à viscosidade, à consistência e à temperatura de utilização. Os lubrificantes especiais só podem ser descritos parcialmente pela norma DIN 51502


DVGW
Deutscher Verein des Gas- und Wasserfaches (Associação alemã de canalizadores)


[ E ]

Ensaio de máquina de quatro esferas
A máquina de quatro esferas é um dispositivo de ensaio de lubrificantes utilizados com elevadas pressões superficiais na área de fricção mista. Conforme a norma DIN 51350, esta máquina é composta por uma esfera em movimento rotativo que desliza sobre três esferas paradas. No ensaio para verificar qual a capacidade de carga máxima do lubrificante, a esfera em movimento é sujeita a uma força de ensaio que vai sendo gradualmente aumentada até, devido ao calor de fricção, o sistema de quatro esferas ficar soldado. Noutro ensaio de máquina de quatro esferas é determinado o coeficiente de desgaste de um lubrificante em condições de ensaio definidas (força de ensaio, velocidade, tempo).


Envelhecimento
Modificação química de substâncias por ação do calor, da luz e do oxigénio ao longo do período de utilização


Espessura de camada
Exerce uma influência decisiva na duração da proteção contra a corrosão. Dependendo do tipo de camada de proteção utilizado, pode recorrer-se a diferentes métodos de medição para determinar a espessura de camada, a qual é indicada em µm.


[ F ]

FDA
A autoridade responsável pela alimentação e os medicamentos dos EUA (“Food and Drug Administartion”)


Fricção da rosca
A fricção da rosca é determinada num banco de ensaio de parafusos. Segundo a norma DIN 946, o coeficiente de fricção μ de uma união roscada deve ser determinado através do aperto de parafusos e porcas. Tem de se especificar a dimensão da rosca, o material e o tipo de superfície.


Fricção mista
Estado de lubrificação em que coexiste a fricção de corpos sólidos e a lubrificação hidrodinâmica


[ G ]

Gripagem
A gripagem ocorre quando a película lubrificante é rompida, levando a que os picos da rugosidade das superfícies soldem uns aos outros.


[ H ]

HL
Segundo DIN 51524, Parte 1: Designação que indica que uma substância pode ser utilizada como óleo hidráulico
  
DIN 51524, Parte 2: Designação que indica que uma substância pode ser utilizada como óleo hidráulico standard (= óleo H + aditivos anticorrosivos)


HLP
DIN 51524, Parte 3: Designação que indica que uma substância pode ser utilizada como óleo hidráulico de alto desempenho (= óleo HL + aditivos EP)


[ I ]

ISO
International Standardization Organisation (Organização Internacional de Normalização)


[ K ]

KTW
Aprovação de plásticos utilizados no setor da água potável


[ L ]

LGA
Landesgewerbeanstalt Nürnberg (Instituto comercial estadual de Nurenberga) e o respetivo “Institut für Lebensmittelchemie” (Instituto de tecnologia alimentar)


Lubrificação de emergência
É obtida por lubrificantes sólidos, no caso de lubrificação com massa ou a óleo deficiente.


Lubrificação hidrodinâmica
Os elementos de deslize são totalmente separados uns dos outros por uma película lubrificante fluida.


Lubrificante para altas temperaturas
Os chamados lubrificantes HT são adequados para utilização permanente a temperaturas superiores a +140 °C


Lubrificante para baixas temperaturas
Um lubrificante adequado para utilização permanente a temperaturas abaixo de -20 °C.


Lubrificantes EP
Lubrificantes com aditivos de alta pressão (“Extreme Pressure”) para aumentar a resistência à pressão e as características de proteção contra o desgaste.


[ M ]

Massa complexa
Contém um espessante à base de sabões metálicos com diferentes ácidos, que lhe conferem um ponto de gota superior aos das massas à base de sabão simples.


Método SKF-EMCOR

Um método de medição utilizado para determinar as características inibidoras da corrosão de lubrificantes para chumaceiras de rolamento. Para o efeito, é adicionada água à massa, a qual é testada relativamente a corrosão em chumaceiras de rótula durante um período de funcionamento e a uma velocidade definidos e com períodos de paragem específicos, segundo a norma DIN 51802. Se o exame visual dos segmentos ensaiados não permitir detetar qualquer corrosão, o grau de corrosão é 0. Com uma corrosão muito forte a classificação máxima é 5.


Metais pesados
Todos os metais com uma densidade superior a 5 g/cm3


MoS2
Fórmula química do bissulfureto de molibdénio (molibdenite mineral)


Mox-Active
O MoX-Active (marca registada da OKS) que os lubrificantes contêm permite um alisamento das superfícies metálicas geralmente ásperas nos pontos de lubrificação, causando assim um melhoramento tribológico altamente eficaz da superfície. Os períodos iniciais de funcionamento são significativamente diminuídos e a fricção e o desgaste claramente reduzidos.


[ N ]

NLGI
National Lubricating Grease Institute (EUA)


[ O ]

Óleo branco
Óleo mineral à base de parafina, altamente refinado para remover componentes instáveis.


Óleo de base
Líquido que serve de veículo para pastas, massas e óleos


Óleos de silicone
São obtidos por processos de sintetização. Apresentam um comportamento viscosidade-temperatura muito bom, são resistentes às temperaturas baixas e altas e ao envelhecimento. Possuem características antiaderentes excelentes. São um lubrificante ótimo para plásticos e elastómeros. As designações como polidimetilssiloxano ou polifenilenometilssiloxano indicam a estrutura especial do grupo molecular.


Óleos sintéticos
São óleos obtidos por processos químicos, ao contrário dos óleos naturais (óleos minerais, óleos vegetais e óleos de origem animal). Apresentam certas vantagens, tais como baixa tendência de carbonização, ponto de fluxão mais baixo, boa resistência aos produtos químicos e, com frequência, um excelente comportamento viscosidade-temperatura. Os lubrificantes deste tipo utilizam, por exemplo, hidrocarbonetos sintéticos, ésteres, poliglicóis, óleos fluoretados e óleos de silicone.


[ P ]

Penetrabilidade
Grandeza de medida para determinar a consistência de massas lubrificantes


Perda por evaporação
Este aspeto tem interesse especial no caso de lubrificantes para altas temperaturas. A perda por evaporação é investigada sujeitando o lubrificante a uma temperatura alta durante um determinado período, tal como definido na norma DIN 58397. A perda de óleo por evaporação, expressa em % de peso, deve ser o mais baixa possível.


Ponto de fluxão
O ponto de fluxão de um óleo é medido segundo a norma DIN ISO 3016. Situa-se alguns °C abaixo da temperatura de utilização mais baixa recomendada.


Ponto de gota
No caso de uma massa lubrificante, o ponto de gota designa a temperatura a que o espessante da massa deixa de ligar o óleo de base e, conforme as condições de teste da norma DIN 2176, a massa lubrificante começa a escorre através da abertura de um bico de lubrificação.


Ponto de inflamação
Nos líquidos inflamáveis, o ponto de inflamação é uma grandeza de medição que permite avaliar o risco de incêndio. Conforme o tipo de produto e o valor do ponto de inflamação previsto, os métodos de medição mais comuns são o de vaso fechado (segundo DIN 51755) ou o de vaso aberto (segundo DIN ISO 2592).


[ R ]

Resistência à oxidação
A resistência à oxidação de uma massa lubrificante é uma medida da resistência a reações com oxigénio puro. Conforme definido na norma DIN 51808, a massa tem de ser exposta ao oxigénio durante um período definido (por ex., 100 horas), a uma temperatura específica (por ex., +99 °C ou +160 °C) e sob pressão. O resultado do ensaio é indicado como a redução da pressão do oxigénio em Pa (Pascal) enquanto medida do grau de oxidação.


Rodagem
Alisamento da rugosidade da superfície em novas combinações de superfícies de contacto deslizantes


[ S ]

Saponificação
Processo de espessamento de óleos de base para convertê-los em massas lubrificantes através da reação entre hidróxidos de metal (Li, Ca, Al, Ba) e ácidos (preferencialmente ácidos gordos).


Separação do óleo
A separação do óleo é medida em % de peso, segundo a norma DIN 51817, sendo a massa lubrificante sob ensaio sujeita a solicitações de pressão e temperatura.


Sinergia
A interação positiva de vários componentes, em que o efeito cumulativo das suas características individuais é multiplicativo em vez de aditivo.


Solventes
Líquidos capazes de dissolverem outras substâncias sem modificações químicas


[ T ]

Ta
Temperatura ambiente; definida segundo DIN 50014 = +23 °C com uma humidade relativa de 50%


Teste “Lubrimeter”
Equipamento de teste que permite medir o coeficiente de fricção, o desgaste e a temperatura de funcionamento de lubrificantes sujeitos a diferentes solicitações e velocidades de deslize e com diferentes materiais, ao longo de um período específico.


Teste de água de condensação
Este teste é um de vários métodos utilizados para avaliar uma camada de proteção exposta a agentes corrosivos (DIN 50017 – teste de condensação intermitente), sendo realizado numa câmara climática com atmosfera alternada. O resultado do ensaio é o número de horas até ao aparecimento dos primeiros traços de ferrugem.


Teste Press-Fit
Este teste fornece informações sobre o comportamento e a aderência de lubrificantes sólidos a uma pressão muito elevada e baixas velocidades de deslize. Mede-se o coeficiente de fricção μ e determina-se se ocorre dificuldade de deslize (Stick-Slip). Ambos os resultados são importantes para trabalhos de montagem (por ex., montagens a pressão) ou guias e guiamentos por contacto (por ex., máquinas-ferramentas).


[ U ]

USDA

United States Department of Agriculture (= Departamento da agricultura dos EUA)


[ V ]

Valor DN
O valor DN ou coeficiente de rotação é um valor de referência empírico que indica até que velocidades de rotação máximas é possível utilizar um lubrificante numa chumaceira de rolamento. O valor DN baseia-se, sobretudo, no diâmetro médio da chumaceira (D+d)/2, no entanto, depende grandemente do respetivo modelo de chumaceira ou da estrutura da chumaceira.


VCI
O inibidor de corrosão em fase vapor (Volatile Corrosion Inhibitor) é um aditivo de proteção contra a corrosão ecológico.


VG
Abreviatura de Viscosity Grade, que especifica a gama de viscosidades de lubrificantes


Viscosidade
A viscosidade é a propriedade dos líquidos que se caracteriza pela sua resistência ao escoamento devido ao atrito interno. O fator que mais de influencia a viscosidade é a temperatura. O aumento da temperatura diminui a viscosidade e vice-versa. A divisão em classes de viscosidade é efetuada conforme a norma DIN 51519. Quanto maior o número, mais viscoso é o líquido.